Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Tororó

Tororó  (cantiga infantil) - LP Cantigas de Roda: Trio Madrigal e Trio Melodia - 1944/1948
Tom: C

   G7         C        A7          Dm
Eu fui no Tororó beber água e não achei,
             G7           G7/5+     C
Achei bela morena, que no Tororó deixei
                                A7          Dm
Aproveite, minha gente, que uma noite não é nada
               G7         G7/5+      C
Se não dormir agora, dormirá de madrugada

      Em Ebm  Dm*        G7*    C
Oh, Dona Ma...ria, oh, Maria....zinha
     Am    Dm         G7   C
Entrará na roda e ficará sozinha
          Em Ebm Dm*           G7   C
- Sozinha eu não fico, nem hei de ficar
       Am    Dm         G7      C
Porque tenho Chico para ser meu par

Outra versão mais detalhada dessa cantiga de roda:

É uma ronda de crianças e uma das meninas do lado de fora. Cantam as da roda:

Eu fui ao Tororó
Beber água e não achei
Achei bela morena
Que no Tororó deixei.

Ô dona fulana.
Ô dona fulana
Entrarás na roda
E ficarás sozinha.

Aqui a menina que está fora passa para dentro da roda e canta:

Na roda não fico
Nem hei de ficar
Porque tem fulana
Para ser meu par

Fulana é o nome da criança escolhida pela que está no centro da roda. Então as duas cantam, trocando o pé, alternadamente, um para cá e outro para lá:

Tira, tira o seu pezinho
Bota aqui ao pé do meu
E depois não vá dizer
Que seu pai se arrependeu

A mamãe está me chamando
Eu não sei para que é
Se for pra varrer a casa
Varra ela se quiser

Informante: Noemi Noronha. Natal, RN, 15 de abril de 1947

Fonte: Extraída de uma série de cantigas infantis, registradas por Veríssimo de Melo em Rondas infantis brasileiras (São Paulo, Departamento de Cultura, 1953).

Nenhum comentário: