Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Luiz Coronel

Luiz Coronel
Luiz Coronel (Luiz de Martino Coronel), compositor e poeta, nasceu em Bagé, RS, em 16/7/1938. Em 1965 participou do I Festival de Música Regionalista, em Porto Alegre RS, com a música Terra, sol e mar (parceria com Haroldo Magi).

Em 1971, na Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana RS, obteve o segundo lugar com Gaudêncio 7 Luas (com Marco Aurélio) e, em 1973, ganhou a Calhandra de Ouro, prêmio máximo do evento, com Canto de morte de Gaudêncio 7 Luas (com M. A. Vasconcelos). 

Em 1976, sua música Cordas de espinhos (com Marco Aurélio) ganhou o prêmio de projeção folclórica, no mesmo festival, e foi gravada por Fafá de Belém no mesmo ano.

Recebeu prêmios em outros festivais, como a Ciranda, pelas composições Pilchas, Gauchônia e Remembrança, entre outras, e o Festival Reponte da Canção de São Lourenço RS, pelas músicas O campo não sonha, floresce e O pai, ambas em parceria com Lenín Núñez. 

Além de trabalhar como publicitário, tem vários livros de poesia publicados, entre eles Mundaréu (Prêmio Nacional de Poesia, MEC, 1973), Os cavalos do tempo e Pirâmide noturna

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha - 2a. Edição  - 1998.

Compadre Moreira



Compadre Moreira (Valdemar Moreira), cantor, compositor e humorista, nasceu em Cândido Mota, SP, em 4/1/1933. Contando piadas e cantando, recebeu aos sete anos, em Cornélio Procópio PR, seu primeiro convite para formar uma dupla sertaneja.

Com Jesus Carmona, seu primeiro parceiro, constituiu mais tarde uma dupla contratada pelo circo Nhô Fio, em que permaneceu por dois anos. Em Assis SP, trabalhou com o companheiro na Rádio Difusora até 1944, ano em que os dois foram convidados para se apresentarem na Rádio Bandeirantes, de São Paulo SP.

Seis anos mais tarde, conheceu Adelaide, com quem casou. Formaram o trio Moreira, Fio e Adelaide, sendo ela a princípio acordeonista, depois parceira em diálogos cômicos.

Ele e Adelaide foram se firmando e, em 1967, lançaram pela Chantecler um LP de piadas e canto, incluindo a composição de maior sucesso do cantor, A canção do passarinho.

Dois anos mais tarde gravaram novo disco com Dança comprida (Francisco Lacerda e Ricarda Jardim), O caloteiro (com Luís de Castro) e o solo de Adelaide Minissaia do sertão.

Em 1970, sempre pela Chantecler, lançou no LP O rei dos xerifes, um de seus números preferidos, Eu só sei fazer pelota (com Zé Matuto); o disco incluiu ainda um solo de Adelaide, Queimadinha (de sua autoria).

No ano seguinte gravou o disco O xerife da pistola de ouro, com músicas e alguns números cômicos, seguido de outro em 1972, com Santa crioula da pensão (Edward Di Marchi) e Xote das formigas (Sidney Wyss Barreto).

Viajando com seu circo pelos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso, atuou também em programas da TV Record e da TV Gazeta, de São Paulo. Ainda em 1972, recebeu convite da Rádio Globo, do Rio de Janeiro, para atuar ao lado de Edgar de Sousa e Carlos Alberto no programa Linha Sertaneja.

Em 1974 gravou o LP Bang-bang do outro mundo, reunião de músicas de terror, brigas de defuntos etc., incluindo o sucesso A cartilha musical (com Nhô Pai).

Lançou pela Chantecler, em 1975, o LP O Rei do riso vol. 3, coletânea de piadas e músicas, e, em 1977, LP com as músicas Segura o bode e Não quero morrer encalhado (ambas com Zé Bétio), entre outras.

Em 1979 passou para a gravadora Globo, lançando o LP Um jeca na discoteca, com destaque para Zé Preguiça, personagem que interpretou no filme Chumbo quente (1977), de Cleri Cunha.

Em 1981, na Tocantins, gravou um compacto com as músicas Meu sabiá e Égua preta (Atílio Versati e Jeca Mineiro) e Meu berro (sua autoria).

Em 1985 seus filhos Edson e Adelson compraram um circo — o Internacional Granero Circus — e ele abandonou o rádio. Em 1995 mudou-se para Curitiba PR, onde reside.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha - 2a. Edição - 1998.

Chrystian e Ralf



Chrystian e Ralf - Dupla sertaneja formada pelos irmãos José Pereira da Silva (Goiânia GO 1956—) e Ralf Richardson da Silva (Goiânia  GO 1960—).

O primeiro disco da dupla saiu em 1971, um compacto da RCA com o nome Os pássaros, em que cantavam uma versão do sucesso pop espanhol Un rayo de sol.

Em 1973 Chrystian entrou num plano de vendas da gravadora Top Tape que lhe valeu enorme sucesso mas nenhum estrelato (e também nenhum dinheiro).

Ralf também gravou muitas dessas músicas em inglês, sob vários nomes (inclusive em dupla como irmão, Charles & Ralf), até que no início da década de 1980, resolveram se assumir como pop-sertanejos, na RGE (para a qual gravavam em inglês desde cerca de 1975), chegando a merecer o primeiro CD sertanejo a ser gravado, a coletânea Convite para ouvir Chrystian & Ralf, RGE, 1988.

Em 1990 foram para a Chantecler, colecionando sucessos como a rancheira Vida dividida (Roberta Miranda), além de reviver em seus discos alguns clássicos de raiz como a catira Ladrão de mulher (Vieira eVieirinha) e Ferreirinha (Carreirinho).

Em 1995, completando 11 anos de carreira, já tinham recebido dez discos de ouro, cinco de platina e um de diamante. Ainda nesse ano, lançaram o disco Prazer por prazer, pela Continental, que traz a faixa-título assinada por Carlos Randall e Danimar, além de Desejo de amar (Barriga e Chrystian), Esse amor que me mata (César Augusto e Piska), Em busca de mim, Machucando o coração (ambas de Domiciano e Rio Negro), Na luz deste sol (Let’s get together, dos Youngbloods, versão de Serginho Sá) e Inspiração cabocla (Marcix Fátima Romero), com participação do violoncelista Jacques Morelembaum, entre outras.

O ano de 1997 ficou marcado como o da consagração da dupla com o lançamento do disco da Continental Sozinho em Nova York, graças a Minha Gioconda (Vicente Celestino) — participação de Agnaldo Rayol e da Orquestra Sinfônica de São Paulo —, incluída na trilha sonora da novela O rei do gado, da TV Globo.

O disco abre com No mesmo olhar (folclore francês adaptado por Apollo Washington), contendo ainda De cara cheia (Domiciano e Rio Negro), Por aí sem você e Solidão no seu lugar (ambas de Carlos Randall e Danimar), É só dizer o preço (César Augusto e Piska), Loucura final (Deuslene O. Carrijo e Roxim de Goiás) e a faixa-título de Chrystian, Ralf e Reinaldo Barriga, entre outras.

Em 1999, lançaram o CD Estação Paraíso. Em 2000, Chrystian e Ralf tiveram duas gravações: Olhos de luar do compositor Carlos Colla, e O que tiver de vir, virá de Augusto César e César Augusto, selecionadas para integrar a coleção Chão Brasil produzida pelo grupo MPE Agromon S/A- MT, representando musicalmente, entre outros, a região Centro-Oeste. Nesse mesmo ano, dupla separou-se após 16 anos de carreira, 14 discos gravados, muitos recordes de vendagem.

Em 2001, Crystian e Ralf, lançaram o CD De volta, marcando o retorno da dupla e passando a fazer shows pelo Brasil. Em 2003, foram entrevistados no programa Mais você, de Ana Maria Braga, na TV Globo, falando da excursão recente ao Japão, e anunciando próxima viagem ao Japão e à Europa.

Em 2004, lançaram o CD/DVD/VHS Acústico que foi gravado em 1998, no Teatro Mars, em São Paulo. O disco traz repertório eclético que vai de baladas como Sou Eu (Entre ela e eu), Desejo de amar, Chora peito e Cheiro de shampoo, entre outras, passando por pop rocks como Oito segundos, O que tiver de vir virá e o hit da dupla Nova York. São destaques "Sensível demais", de Jorge Vercilo e a releitura de Yolanda, versão de Chico Buarque para a composição de Pablo Milanez. 

Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha - 2a. Edição - 1998; Dicionário Cravo Albin da MPB.

Chitãozinho e Xororó



Chitãozinho e Xororó - Dupla sertaneja formada pelos irmãos José Lima Sobrinho, o Chitãozinho (Astorga PR 1954—) e Durval de Lima, o Xororó (Astorga 1957—). Em 1967, durante um programa da Rádio Clube de Santo André SP, José e Durval cantaram uma música de autoria de seu pai, Mário Antônio de Lima, Tocando a boiada. Obtiveram sucesso e foram incentivados a participar do programa de calouros de Sílvio Santos, em que conquistaram o público.

Continuaram apresentando-se ocasionalmente e, em 1969, participaram do programa Cidade Sertaneja, de Geraldo Meireles, na TV Bandeirantes, de São Paulo SP, passando também a atuar em festinhas, shows e circos.

Mais tarde, na TV Tupi, da mesma cidade, apresentaram-se no programa Canta Viola, de Geraldo Meireles, o “marechal da música sertaneja”. Interpretaram para Meireles a toada de Serrinha e Atos Campos, Chitãozinho e xororó, que adotaram como nome artístico, já estampado na capa do primeiro disco da dupla, Galopeira, gravado pela Copacabana em 1970. 

A dupla se exibiu com freqüência no Canta Viola e, em 1971, participou do filme No rancho fundo (direção de Osvaldo de Oliveira), cantando Desafio dos irmãos (Capitão Furtado), que depois fez parte do segundo disco gravado na RGE, em 1971, juntamente com vários sucessos, como a música-título Moreninha linda (Priminho, Maninho e Tonico), Aquarela sertaneja (J. M. Alves), Casa da Mãe Joana (Capitão Furtado e Moreno), Sanfona furada (José Alves e Moreno), Destinos iguais (Capitão Furtado e Laureano), Puxando o fole (Argonauta e Piquerobi) e Tô maluco por você (Capitão Furtado e Zico). 

Obtendo grande êxito, a dupla lançou no mesmo ano outro LP, com sucessos como Amor não é brinquedo (Nonô Basílio), Rainha do Paraná (Nísio) e Rosa malvada (Fronteiriça). 

No ano seguinte, gravou na Philips um LP em que se destacaram Casinha de praia (Goiá), Filha de Jesus (Marciano) e Nostalgia cabocla (Geraldo Meireles). 

Popularmente consagrada, em 1973 a dupla foi contratada com exclusividade pela Beverly, na qual gravou mais um LP com vários sucessos, entre os quais Caminhos de minha infância (Goiá), Carrossel da vida (Goiá e Geraldo Meireles) e Poema sertanejo (Tony Damito). 

Em 1976 lançou mais um LP, destacando-se as faixas Caboclo de fato (Jeca Mineiro e Cambuquira), Doce amada (Praense e Prado Júnior) e Uma casa de caboclo (Nonô Basílio). 

A partir daí, vieram os seguintes lançamentos: A força jovem da música sertaneja (1977), 60 dias apaixonado (1979), Amante amada (1981), Somos apaixonados (1982), que traz a música Fio de cabelo (Darci Rossi e Marciano), Amante (1984), Fotografia (1985), Se Deus me ouvisse (1986), Falando às paredes (1987) e Nossas canções preferidas (1989), todos pela Copacabana. 

Ainda em 1989 assinaram com a Polygram, que lançou nesse ano o LP Os meninos do Brasil e, na seqüência, Cowboy do asfalto (1990), Planeta azul (1992), Ao vivo (1992), Tudo por amor (1993), Coração do Brasil (1994), Clássicos sertanejos (1996) e, no final do ano de 1997, Em família, trazendo no repertório O homem de Nazaré (Antonio Marcos e Cláudio Fontana), Nossa Senhora (Roberto Carlos e Erasmo Carlos), Presente de Natal (com Darci Rossi), Natal branco (White Christmas, lrving Berlin, versão de Marino Pinto), participação de Fábio Júnior, um pout-pourri com Natal das crianças (Blecaute), O velhinho (Octávio Filho), Sino de Belém (Jingle Bells, versão de Evaldo Rui); Meu Senhor (My Sweet Lord, George Harrison, versão de Cláudio Rabelo); Boas Festas (Assis Valente), entre outras. 

Discografia

Discos de estúdio: 1970 Galopeira (Copacabana); 1972 A Mais Jovem Dupla Sertaneja (Copacabana);1974 Caminhos de Minha Infância (Copacabana); 1975 Doce Amada (Copacabana); 1977 A Força Jovem da Música Sertaneja (Copacabana);1979 60 Dias Apaixonado (Copacabana);1981 Amante Amada (Copacabana); 1982 Somos Apaixonados (Copacabana); 1984 Amante (Copacabana); 1985 Fotografia (Copacabana); 1986 Coração Quebrado (Copacabana); 1987 Meu Disfarce (Copacabana); 1989 Nossas Canções Preferidas (Copacabana); 1989 Os Meninos do Brasil (Polygram); 1990 Cowboy do Asfalto (Polygram); 1992 Planeta Azul (Polygram); 1993 Tudo por Amor (Polygram); 1994 Coração do Brasil (Polygram); 1995 Chitãozinho e Xororó (Polygram); 1996 Clássicos Sertanejos (Polygram); 1997 Em Família (Polygram); 1998 Na Aba do Meu Chapéu (Polygram); 1999 Alô (Universal);2000 Irmãos Coragem (Universal); 2001 Inseparáveis (Universal); 2002 Festa do Interior (Universal); 2004 Aqui o Sistema é Bruto (Universal); 2006 Vida Marvada (Universal); 2007 Grandes Clássicos Sertanejos I Acústico; 2007 Grandes Clássicos Sertanejos II Acústico; 2009 Se For Pra Ser Feliz (EMI Music).

Projetos especiais: 1969 No Rancho Fundo (Som Global); 1987 Os Grandes Sucessos de Chitãozinho e Xororó (Copacabana); 1991 Nascemos Para Cantar (Polygram); 1992 Ao Vivo (Polygram); 1993 Minha História (Polygram); 1994 Personalidade (Polygram); 1996 Amigos Ao Vivo (Som Livre); 1996 Obras Primas (Polygram); 1997 Amigos Ao Vivo 2 (Som Livre); 1997 Nossa História na Cidade (Globo Disk); 1997 Nossa História no Sertão (Globo Disk); 1998 20 Músicas do Século XX (Polygram); 1998 Raízes Sertanejas (EMI); 1998 Amigos Ao Vivo 3 (Som Livre); 1998 Todos os Supersucessos da Dupla (EMI); 1998 Pura Emoção: O Melhor de Chitãozinho & Xororó (Pantanal); 1999 Amigos 99 (Som Livre); 1999 Bailão de Chitão e Xororó (Universal); 2000 Série Bis (EMI Music); 2001 Sem Limites (Universal); 2002 Minha Vida Minha Música {Universal); 2002 Roda de Viola (Universal); 2002 Identidade (EMI); 2004 Retratos (EMI).

Fontes: Blogodorium.net - Chitãozinho e Xororó; Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha - 2a. Edição - 1998.