Páginas

domingo, 19 de dezembro de 2010

Craveiro e Cravinho

Craveiro e Cravinho
Craveiro e Cravinho - Dupla sertaneja formada pelos irmãos Sebastião Franco, o Craveiro (Pederneiras SP 1931—), e João Franco, o Cravinho (Pederneiras 1939—).

Ainda crianças, cantavam com os pais em festas nas fazendas da região. Por volta de 1948, formaram uma dupla, e em 1958, já morando em Piracicaba SP, ingressaram na Rádio Difusora, na qual permaneceram até 1976.

Contratados pela gravadora Chanteder em 1962, realizaram nesse mesmo ano sua primeira gravação, um disco em 78 rpm com Mata deserta (Craveiro e Cravinho) e Ponta de faca (Nhô Serra e Craveiro).

Entre seus LPs destacam-se: Rei da festa, 1967, Chantecler, com a faixa-titulo (José A. Franco e Craveiro) e Casa de Mané Pedro (Piradi); Venci o perigo no gatilho, 1970, Chantecler, contendo Pobre vida (Dino Franco) e Juramento (Dino Franco e Sebastião Victor); Mais uma noite que durmo só, 1977, Chantecler, incluindo Mestiça arisca de laço (Dr. Alves de Lima e Dino Franco), Meus quinze anos (Cravinho e Zezito) e Passos na calçada (Dino Franco); Gente que ouve a gente, 1978, Chantecler, com Barra pesada (José Davi Vieira, Zeca e Vicente P. Mecha) e A força da inocência (Dino Franco e Osvaldo de Andrade). 

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha - 2a. Edição - 1998.