Páginas

domingo, 3 de abril de 2011

Miltinho Rodrigues

Miltinho Rodrigues
Miltinho Rodrigues (Hilton Rodrigues dos Santos), cantor e compositor, nasceu em Goiânia, GO, em 2/5/1941. Desde criança gostava de cantar e aos 17 anos assinou seu primeiro contrato com a Rádio Nacional, de Brasília DF, onde apresentava um repertório romântico que incluia músicas em castelhano.

Mais tarde, foi a São Paulo SP e conheceu Tibagi (Oscar Rosa), que acabara de desfazer sua dupla com Zé Mariano e estava procurando outro parceiro. Formou, então, dupla com Tibagi, gravando várias músicas sertanejas. 

Zezé Di Camargo e Luciano


Zezé Di Camargo e Luciano - Dupla sertaneja formada pelos irmãos Mirosmar José de Camargo, o Zezé Di Camargo (Pirinópolis GO 1963—) e Welson David de Camargo, o Luciano (Pirinópolis 1973—), surgida no Natal de 1988, depois de um ano de vãs tentativas de Zezé de se lançar como cantor em São Paulo.

Durante os três anos seguintes, limitaram-se a compor e oferecer suas músicas para Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo (Solidão foi a de maior sucesso) e Sula Miranda, até que lançaram em 1991 um primeiro LP, com a música É o amor, seguido pelos discos Quem sou eu sem ela e Eu te amo (And I Love Her, Lennon e McCartney, versão de Roberto Carlos). 

Zé Pagão

Ze Pagão e Fostino
Zé Pagão (José Marciano de Oliveira), cantor e compositor, nasceu na cidade de Leme, SP, em 22/6/1912. Formou sua primeira dupla em 1939 com Zé Mané (Josafá Estêvão Nepomuceno), também cantor, compositor e violeiro.

Em 1943 os dois foram contratados pela Continental, gravando ali seu disco de estréia, Borda da mata (de autoria da dupla) e Quanta saudade (de sua autoria). O estilo da dupla era marcado pela suavidade e logo conquistou público, sendo lançado em 1943 seu segundo disco, com Goianinha (Zé Mané) e Nossa bandeira (com Vitor Ferreira de Morais).

Benedito Seviero

Benedito Seviero
Benedito Seviero (Benedito Onofre Seviero), compositor, nasceu em Boa Esperança do Sul, SP, em 20/10/1931. Sua primeira composição foi Santa Cruz da Serra (1950), gravada por Zé Mariano e Tibagi. Logo depois, Campanha e Cuiabano gravaram Peão vira o mundo, pela gravadora Sinter (atual Philips). 

Em 1951 mudou-se para Araraquara SP, indo definitivamente para São Paulo SP em 1956. No mesmo ano, obteve seu primeiro êxito com A volta do seresteiro, gravada por Zilo e Zalo, e lançou a música Dia de finados com Nenete, Dorinho e Nardeli.

Ze Matão

Zé Matão
Zé Matão (Benedito Francisco Alves), cantor e compositor, nasceu em Palestina SP, em 20/8/1938. Aos seis anos de idade, já tocava cavaquinho e aos oito começou a tocar violão e viola.

Aos 13 anos, formou com seu irmão mais velho uma dupla com o nome de Cardosinho e Caçula. Em 1956 formou dupla com Garcia, tocando nas rádios Tupi, Difusora e Nove de Julho.

Em 1966 gravaram na RCA Victor o disco Festa de violeiro, com destaque para Floral (Zé Carreiro e Zé Fortuna). A dupla perdurou por 18 anos, com sucessos como Dama de branco, Gato e sapato (ambas de Wanderlei Martins e Zé Pagão), Arrependido (da dupla) e Tapinha de amor (Leo Canhoto).