Páginas

sexta-feira, 11 de março de 2011

Praião e Prainha

Praião e Prainha - Dupla sertaneja formada pelos irmãos Aguimar Fernandes Baleeiro, o Praião (Uberlândia MG 1937 — Uberaba MG 1973) e Ademar Fernandes Baleeiro, o Prainha (Uberlândia 1941—).

Cantavam moda-de-viola em festinhas na cidade de Ituiutaba MG, procurando imitar Silveira e Barrinha. Em 1957 a dupla estreou na emissora daquela cidade, Rádio Platina, época em que também atuava em circos, festas e quermesses.

Dois anos depois foram para São Paulo SP, gravando seu primeiro disco na etiqueta Califórnia, com duas composições de sua autoria, de gênero sentimental, Bebendo nos bares e Só penso em te amar. Convidados para atuarem no programa de Nhô Zê, Alvorada Cabocla, na Rádio Nacional, de São Paulo, passaram a serem acompanhados pelo acordeonista Coqueirinho.

Pirigoso

Orlando Guilherme
Pirigoso (Orlando Guilherme), cantor, compositor e instrumentista, nasceu em São Paulo, SP, em 29/10/1933, e faleceu na mesma cidade, em 4/3/1984. Desde criança tocava sanfona; mais tarde, passou a se apresentar nos programas Manhãs na Roça, de Chico Carretel, na Rádio Piratininga; Hora dos Municípios, de Genésio Arruda, na Rádio Record, e Alma da Terra, de Ado Benatti, na Rádio Tupi, de São Paulo.

Em 1949, com os irmãos violeiros Paiozinho e Zé Tapera, passou a formar o trio Os Fazendeiros, que se apresentou na Rádio Record, de São Paulo, durante dois anos, seguindo depois para a Rádio Cultura, de São Paulo, onde trabalhou oito anos.