Páginas

domingo, 3 de outubro de 2010

Ivan Taborda

Ivan Taborda nasceu em São Gabriel, RS, e iniciou sua carreira nos anos de 1958 e 1959 cantando sozinho e já fazendo humorismo em suas apresentações. Em 1974 junto de Benone Botega formou a dupla “Os Maragatos”, a primeira gravação da dupla foi “O baile do seu Amaranto”.

Consta que a dupla chegou a fazer uma apresentação musical, na época, para o presidente Geisel.

Autentica imagem gaúcha, de bombacha larga, vocabulário carregado com palavras regionais e sotaque sulino. Em suas prosas sempre gosta de ressaltar algum acontecido, contando causos muitas vezes cômicos, outros carregados de saudade.

Ex-motorista do Palácio Iguaçu nos anos 60, o gaúcho Ivan Taborda acabou encontrando seu espaço no Sudoeste do Paraná. Acordeonista e cantor, Taborda - gaúcho de vastos bigodes, aparência saudável do homem do Sul (o que o fez, inclusive, ser requisitado para muitos comerciais de televisão) tem já uma discografia ampla.

Buscando o humor e o informal em suas gravações - preferindo, aliás, algumas vezes ficar mais como contador de causos do que cantador, Taborda tem um público seguro que garante a absorção de seus discos no interior do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Seu novo lp ("As Proezas do Pedro Bino", Chantecler) - 15º de uma carreira de muitos êxitos - alterna as suas próprias (e bem humoradas) composições - como o contrapasso que dá título ao disco, os xotes "Gaúcho de Bossoroca", a toada milongueira "Cantigas do Cruzador", a chamarrita "Minha Filha", também músicas de outros autores do Sul.

É o caso do delicioso "É Mentira Dele" do saudoso Pedro Raimundo (Imaruí, SC, 29/6/1906 - Rio de Janeiro, 9/7/1973) - intérprete regionalista cuja vida e obra acaba de merecer um ensaio do pesquisador Israel Lopes, de Santa Maria, RS - com edição prevista pela Editora Tchê!, de Porto Alegre, na série "Esses Gaúchos" (embora Pedro Raimundo fosse catarinense de nascimento).

Ivan Taborda é um intérprete e criador de forte personalidade, que sem se fixar no Nativismo - inclusive por estar há anos fora do Rio Grande do Sul - traz músicas interessantes e bem-humoradas, que merecem atenção.

Ivan Taborda - 1974 - Os Maragatos - Baile do Seu Amaranto
01 - Encilhando o Pingo 02 - Xote do Papagaio 03 - Balanço da Vanera 04 - Estância Velha 05 - Procurando Casamento 06 - Lamentos de Poeta 07 - Conto Humorístico:



Ivan Taborda - 1979 - Os Maragatos - As Pataquadas do Seu Amaranto
01 - Antigamente Era Assim 02 - Índio Muito Grosso 03 - As Mentiras do Domador 04 - Candinho Bicharedo 05 - Burrinho do Verdureiro 06 - Gauchão na Discoteca 07 - Bugio de Jaguari 08 - Saudades de Vacaria 09 - Xotes do Quero-quero 10 - Vanerão da Marca Grande 11 - Na Casa do Tio Elpidio 12 - Fuxico de Lavadeira



Ivan Taborda - 1991 - O Criador de Galinhas
01 - O Criador de Galinhas 02 - O Tempo Levou 03 - Como é Linda a Minha Bela 04 - Minha Cordeona 05 - Mais um Baile de Negro 06 - Chorando Saudade 07 - Os Cacoetes 08 - Causo dos Burros 09 - A Fina Flor da Grossura 10 - Os Velhos




Fonte: Taborda, um gaúcho de muito bom humor - Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 13 de abril de 1986.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pelo artigo.
Gosto muito das piadas no Ivan Taborda.
Quem conhece o vocabulário do gaúcho percebe que as piadas são muito autênticas e reproduzem o dia a dia do gaúcho típico da estância