Páginas

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Everaldo Ferraz


Everaldo Ferraz (Everaldo Ferraz Grama), compositor e cantor, nasceu em Belo Campo, BA, em 27/7/1937. Passou a infância na cidade mineira de Almenara, onde começou a compor e cantar em festas.

Mudando para São Paulo SP, trabalhou como vendedor e auxiliar de escritório e à noite como cantor em churrascarias.

Em 1970 teve sua primeira música gravada, Tuas lágrimas (com Serafim Costa de Almeida), na voz de Cláudio de Barros, na Chantecler. No ano seguinte, estreou em disco como cantor, gravando a faixa Lágrimas de flor (Michel Butnariu e Piquerobi — Madalena Maria Pires), no LP Aquarela sertaneja, de vários intérpretes, pela Premier (RGE).

Show do Meio-Dia, Canal 5, S. Paulo
Em 1973, o cantor Teddy Jones lançou em selo Tropicana Cavalgando pelos campos e Eu me comparo a Jesus. Em dois LPs gravados pela dupla Caçula e Marinheiro as músicas-título são de sua autoria e Piquerobi, Caminho do céu (1973) e Eu me comparo a Jesus (1974), ambas lançadas com sucesso pela Continental.

Também nos LPs O menino de Ouro Fino (1974) e Santa mãezinha (1975), da dupla Gilberto e Gilmar, pela Continental, as músicas-titulo são de sua autoria, em parceria com Martins Neto e Nelson Gomes, respectivamente.

Além de outras músicas suas incluídas nesses discos, teve composições gravadas por vários intérpretes, como o Duo Ciriema, Nhá Barbina, José Lopes, Roberto Nunes e outros.

Um de seus maiores sucessos foi Pedras e lixo (com Piquerobi), gravada por Waldick Soriano, Tibaji e Amaraí, Ademar Silva, Trio lndaiá e Soberano e Montanhês. 

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha - 2a. Edição - 1998.

Um comentário:

DANDE disse...

gostaria que postasem tambem as musicas dele (exemplo)
praia da solida, horas amargas etc.