Páginas

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Estou presa, meu bem

Estou presa, meu bem (cantiga infantil) - CD Murucututu

É uma roda de crianças com uma no centro. Cantam as da roda:

Estou presa, meu bem
Estou presa
Estou presa por um cordão
Me solta, meu bem
Me solta
Me prenda no coração

Canta a do centro:

Meu anel da pedra verde,
A quem devo oferecer;
Ofereço à letra N,
A quem deve agradecer.

A roda:

Estou presa, meu bem, etc...

A menina:

Cajueiro abaixe o galho.
Qu'eu quero colher caju
Cajueiro quem te disse,
Que meu amor é Artur.

A roda:

Estou presa, meu bem, etc...

A menina:

Limoeiro abaixe o galho
Qu'eu quero colher limão;
Limoeiro, quem te disse
Que meu amor é João.

A roda:

Estou presa, meu bem, etc...

A menina:

Dei um nó na fita verde,
Dei outro na verde fita;
Tenho outro para dar
Na morena mais bonita.

A roda:

Estou presa, meu bem, etc...

Escolhida a primeira letra do nome de uma das meninas, esta será a do centro, na vez seguinte (Informante: Dona Bibi. Natal, RN, 27 de abril de 1947).

Fonte: Extraída de uma série de cantigas infantis, registradas por Veríssimo de Melo em Rondas infantis brasileiras (São Paulo, Departamento de Cultura, 1953) - Jangada Brasil - Realejo.

Nenhum comentário: