![]() |
Luiz Coronel |
Luiz Coronel (Luiz de Martino Coronel), compositor e poeta, nasceu em Bagé, RS, em 16/7/1938. Em 1965 participou do I Festival de Música Regionalista, em Porto Alegre RS, com a música Terra, sol e mar (parceria com Haroldo Magi).
Em 1971, na Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana RS, obteve o segundo lugar com Gaudêncio 7 Luas (com Marco Aurélio) e, em 1973, ganhou a Calhandra de Ouro, prêmio máximo do evento, com Canto de morte de Gaudêncio 7 Luas (com M. A. Vasconcelos).
Em 1976, sua música Cordas de espinhos (com Marco Aurélio) ganhou o prêmio de projeção folclórica, no mesmo festival, e foi gravada por Fafá de Belém no mesmo ano.
Recebeu prêmios em outros festivais, como a Ciranda, pelas composições Pilchas, Gauchônia e Remembrança, entre outras, e o Festival Reponte da Canção de São Lourenço RS, pelas músicas O campo não sonha, floresce e O pai, ambas em parceria com Lenín Núñez.
Além de trabalhar como publicitário, tem vários livros de poesia publicados, entre eles Mundaréu (Prêmio Nacional de Poesia, MEC, 1973), Os cavalos do tempo e Pirâmide noturna.
Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e PubliFolha - 2a. Edição - 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário