Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ademar Silva

Ademar Silva (Ademar Marques Rataiesky), cantor, instrumentista e compositor, nasceu em São Lourenço do Sul-RS, em 15 de novembro de 1943. Quando adolescente já tocava harmônica, tirando solos de seu compositor preferido Pedro Raimundo. Tocou com Teixeirinha no Rio Grande, Uruguai e Argentina.

Em 1961 gravou pela Philips Gaúcho forasteiro, de sua autoria e Leopoldo e Oito de maio, parceria com Pinheiro. No ano seguinte, lançou pela mesma gravadora, O amor que eu sonhei e Homenagem ao papai, parcerias com Leopoldo. Em 1963 gravou pela RCA as toadas Leva eu (Sodade), de Tito Neto e Alventino Cavalcânti e "Chuva do bem", de Demóstenez Gonzales.

Em 1968, lançou Rei dos pampas, composição de Raul Torres. Gravou também Vida triste, de Piraci e Lourival dos Santos. Apresentou-se em emissoras de rádio e de TV, circos, boates e teatros de diversos estados do Brasil.

Em 1975, gravou um LP pela Tropicana. Destacaram-se naquele LP, Saudades de Porto Alegre, de Roberto Stanganelli e Paraguassu, Felicidade, de Lupicínio Rodrigues, Velhas cartas, de Tonico, Tinoco e Zé Paioça e Sortes iguais, de sua autoria.

Entre 1975 e 1982, gravou quatro LPs pela Chantecler. Gravou, ainda, diversos discos pelas gravadoras PolyGram, Continental e Solo Livre.

Obras

Gaúcho forasteiro (Ademar Silva / Leopoldo), Homenagem ao papai (Ademar Silva / Leopoldo), O amor que eu sonhei (Ademar Silva / Leopoldo), Oito de maio (Ademar Silva / Pinheiro), Sortes iguais.

Discografia

Ademar Silva (1960) Phillips LP
Gaúcho forasteiro / Oito de maio (1961) Philips 78
O amor que eu sonhei / Homenagem ao papai (1962) Philips 78
Leva eu, sodade / Chuva do bem (1963) RCA Candem 78
Saudade da querência [S/D] Alvorada LP
Ademar Silva (1968) Chantecler LP
Ademar silva (1975) Tropicana LP
Ademar Silva (1976) Chantecler LP
Ademar Silva (1977) Chantecler LP
Ademar Silva (1981) Disco Tiaraju LP
Ademar Silva (1982) Chantecler LP
Ademar Silva (1983) PolyGram LP
Ademar Silva (1984) PolyGram LP
Ademar Silva (1985) PolyGram LP
Ademar Silva (1986) Continental LP
Ademar Silva (1990) Discoteca Gravações LP
Ademar Silva (1995) Solo Livre LP
Ademar Silva (1996) USA Discos LP

Fontes: http://www.musicapopular.org/ademar-silva; Dicionário Cravo Albin da MPB.

Adauto Santos

Adauto Santos (Adauto Antonio dos Santos), cantor, compositor, violonista e violeiro, nasceu em Bernardino de Campos, SP em 22/04/1940, e faleceu em São Paulo, SP, em 22/02/1999.

Teve suas primeiras composições gravadas em 1963 pelo grupo Os Amantes do Luar, que interpretou o bolero Não me esquecerei de ti e o rasqueado Deita em meus braços. Em seu trabalho, procurou fazer uma ponte entre o gênero MPB e a música rural. Foi responsável nos anos 1960 por levar a viola para os bares paulistas.

 Durante muitos anos apresentou-se no Jogral, famoso bar paulistano onde tocava viola. Em suas apresentações, mostrava um repertório eclético, misturando obras de compositores como João Pacífico, Milton Nascimento, Mário Lago e Rolando Boldrin, além de suas próprias composições. Entre seus parceiros esteve o lendário João Pacífico, com o qual compôs, entre outras, Vontade de voltar e Homenagem da montanha.

Em 1980, participou da trilha sonora do filme Cabocla Tereza. Em 1992, compôs e interpretou Juca também com João Pacífico. Seu maior sucesso foi a toada Triste berrante, também gravada pela dupla Pena Branca e Xavantinho.

Em 1997, lançou o CD Tocador de vida e viola, indicado para o Prêmio Sharp de música regional daquele ano. Neste trabalho destacam-se as composições "Triste berrante", "Vide vida marvada" e "Chuá chuá". Em 2002 teve a composição "Triste berrante" gravada pelas Irmãs Galvão em CD lançado pela Chantecler.

Adauto Faleceu com 58 anos no dia 22/02/1999, na cidade de São Paulo. No dia anterior à sua morte, ele deixou gravada uma participação na composição Rosa (Pixinguinha), que faz parte do CD Mulheres em Pixinguinha, lançado pela gravadora do CPC-Umes.

Fonte: http://www.lucianoqueiroz.com